Armazenamento em nuvem

Armazenamento em nuvem ou cloud storage são formados por modelo de concentração de dados físicos e armazenados on-line em pools virtualizados e especializados em estoque de dados físicos.

Empresas de hospedagem ou host companies que operam grandes data centers possuem engenheiros e analistas requeridos para manter o ambiente estável e com capacidade escalonável de armazenamento para suprir demandas.

Estes data centers especializados em armazenamento na nuvem, virtualizam recursos de acordo com requisições e demandas de clientes, como tambem disponibilizam controles para auto gestão do estoque de dados, para exemplo, o serviço de ftp, lhe permite o armazenamento na nuvem seus arquivos.

Armazenamento em nuvem possui as mesmas características que a computação em nuvem, em termos de agilidade, escalabilidade, flexibilidade.

Vantagens de armazenamento em nuvem

  • As empresas precisam pagar apenas para o armazenamento que realmente usar.
  • Dispensa instalação de dispositivos de armazenamento físico em seu ambiente de TI
  • Os custos de localização offshore costumam ser mais baixos.
  • Tarefas de armazenamento de manutenção, como backup, replicação de dados e compra dispositivos de armazenamento adicionais são transferidas para a responsabilidade de um prestador de serviços.
  • Permite a organização se consentrar em seu core business.